Sexta-feira já sabem que equivale a um post de Arquitectura! Hoje irei mostrar algo que se irá tornar cada vez mais comum no futuro: as casas pré-fabricadas. Fáceis de adquirir, relativamente baratas, simples e rápidas de colocar no lugar pretendido, estas casas começam a surgir em vários locais e com modelos cada vez mais atraentes.

Nesta vertente seleccionei um conjunto de casas pré-fabricadas que são realmente impressionantes! Ora vejam:

Adex Eco Friendly House

 

Adex Eco Friendly House

 

Esta casa, construida com peças individuais, é auto-suficiente e fácil de instalar. Esta é ainda capaz de utilizar e reaproveitar os recursos naturais e contém vários aparelhos dedicados exclusivamente á reciclagem, ao aproveitamento do sol e da água e sobretudo, que não agridam o ambiente de maneira alguma. Quando os seus donos decidirem mudar-se podem “desmonta-la”, retirando as peças individuais e transportando-a consigo!

Foi criada por Alberto Lara e Paula Norugon.

Soe Kie Tie Hais (The Butterfly House)

 

Soe Kie Tie Hais (The Butterfly House)

 

Soe Kie Tie Hais (The Butterfly House)

Soe Kie Tie Hais (The Butterfly House)

Estas casas situam-se na Tailândia e foram planeadas por um grupo de estudantes de arquitectura chamado TWIN Tegnestue e chama-se Soe Kie Tie Hais ( The Butterfly House). O seu nome provém da inovação que esta contém no tecto que permite ventilação natural e reaproveitamento das águas da chuva.

The Dome House

 

Criada pela Japan’s Dome House Co, esta casa tem um formato de um iglo e é composta por várias paredes inteiriças. O seu interior é seleccionável: possui diversas configurações e variadas opções de escolha e é composta por um material fácil de montar que não atrai insectos.

ConHouse

 

ConHouse

 

Con House

 

Esta casa, composta apenas por dois contentores perpendiculares entre si, foi criada  pela empresa Trebnje e situa-sa na Eslovénia.

Youmeheshe Prefab Organic House

 

Youmeheshe apresentou esta casa num evento em Londres como uma casa pequena, mas alta e completamente orgânica. Esta casa foi a resposta a um concruso Britânico que propunha aos arquitectos a montagem de uma casa acessível por £60 000. A sua disposição é feita por “partes”, ou por andares e a maior casa disponivel encontra-se com 4 quartos.

HomeStead House

 

HomeStead House

 

Concebida pelo designer Michael Jantzen, a Homestead house é uma casa amiga do ambiente utilizando apenas aço reciclado. Ela utiliza aço pré-fabricado e comercialmente disponivel tornado o seu preço extremanente atractivo e as divisões mais fáceis de moldar. A estrutura pode ser completamente adaptada á vontade do cliente e é totalmente reciclável, podendo ser deitada abaixo e montada noutro local.

Artic's Houseboat

 

Artic's Houseboat

 

Coveu Island Boatworks é a empresa criadora desta casa no Ártico. Esta foi construida utilizando as mesmas técnicas que um barco, sendo por isso bastante resistente a todas as manifestações climatéricas. A casa que é modular e toda fabriada utilizando madeira, pode ser completamente montada no site e encomendada via online e contém ainda diversos equipamentos de reutilização da energia solar e do vento.

Maison Evolutiv

Maison Evolutiv

Maison Evolutiv

Maison Evolutiv

Com 70 metros quadrados, esta casa pré-fabricada é composta por dois módulos distintos colocados em cima um do outro. A casa foi pensada para emanar harmonia entre o espaço interior e exterior e para realçar as suas características não polutivas. Esta gasta apenas 48kWh/metro quadrado por ano, contém painéis solares e a água da chuva é utilizada na sanita e no chiveiro. A madeira de que é composta ajuda ainda a regular a temperatura no seu interior.

625 Square Foot

 

625 Square Foot

 

Situada no Tucson em Arizona, esta pequena casa que apenas demorou 12 semanas a ser construida foi planeada pelo arquitecto Rocio Romero. A casa custou $22 050, com o interior e o exterior incluidos.

Prefab Weekend House

 

Prefab Weekend House

 

Prefab Weekend House

 

Casa de fim-de-semana de Jens Risom.

Advertisements