Ultimamente tenho vindo a descobrir um pouco mais acerca do mundo de fotografia e o quão interessante se pode tornar! (podem consultar as minhas fotos novas AQUI) Hoje, por acaso, enquanto estava a editar as minhas fotos novas, vi no tejornal os premiados do famoso concurso organizado pela World Press Photo.

Para aqueles que não sabem, incluindo eu até à data, a World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955 em Amsterdã. É conhecida por realizar anualmente a maior e mais prestigiada premiação de fotografia do mundo.

Depois da cerimônia, os retratos vencedores são reunidos em uma exposição itinerante visitada por milhões de pessoas ao redor de 40 países. A cada ano um livro com todos os registros premiados é publicado em seis idiomas diferentes.

Este ano, o vencedor máximo foi o italiano Pietro Masturzo com a imagem de um grupo de mulheres a gritar em protesto a partir do telhado da sua casa nos dias seguintes ao anúncio dos resultados das polémicas eleições presidenciais no Irão.

World Press Photo of the year - Pietro Masturzo

Spot News - Adam Ferguson

General News - Kent Klich

People in the news - Michelle Borzoni

Portraits- Laura Pannack

Arts and Entertainment - Malick Sidibe

Stories - Marco Vernaschi (Um dos meus preferidos)

Caso queiram ver todos os premiados, em todas as categorias, bem como o nome dos fotografos e algumas informações podem aceder a ESTE site.

Advertisements