No outro dia, quando falei sobre esta exposição: https://julianapinto.wordpress.com/2010/01/13/sangue-corpo-di-vino/, referi que no mesmo local se encontrava uma exposição da obra do famoso artista portugues Cargaleiro.

Pois bem, esta semana irei dedicar o meu blog, exclusivamente, a artistas portugueses!

Manuel Cargaleiro é um pintor e ceramista português com origens em Vila Velha de Ródão, nascido em 16 Março de 1927. Realizou diversas exposições por Portugal, foi professor da Escola de Artes Decorativas António Arroio e desde 1994 que existe uma Escola com o seu nome no Seixal. Este fixou residência em Paris, onde tem uma exposição em permanência na Galeria Albert Loeb, mas trabalha em França, Lisboa e Monte da Caparica.

A 31 de Janeiro de 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro à qual doou um vasto conjunto das suas obras e a colecção constituída por objectos de várias temáticas. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego, em Sintra, e, a partir de 1999, em Vietri Sul Mari (província de Salerno, Itália) onde, em 2004, foi inaugurado o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro.

A sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, tendo executado também paineis. Ora, veremos:

E por fim o artista, Manuel Cargaleiro

Advertisements